Irene Meneguzzo
cerâmica
Fotógrafa e artista italiana que vive e trabalha em Lisboa. Nascida e criada em Milão, desde criança que desenvolveu uma forte paixão pela arte, o que a levou a estudar Arte terapia, Método Martenot em Milão, focado na abordagem Ginette Martenot (Música-Arte Visual-Psico-pedagógica).
Estudou estudos culturais e artes visuais e tem um mestrado em literatura lusófona e teoria pós-colonial da Universidade de Milão. É também Mestre em Fotografia pela IUAV -Universidade de Veneza. Em 2017 mudou-se para Lisboa para realizar um estágio nas edições Pierre von Kleist e iniciou um curso de cerâmica. Entre 2019/2020 trabalhou na Fábrica Moderna e desenvolveu um projeto chamado argila negra, relacionado com a pesquisa de materiais, eco design e ligado a lugares e experiências.
O seu interesse é em perceber como materializar e moldar os elementos, criando formas orgânicas, devolvendo-as à natureza.
Já conta com algumas experiências e workshops: cerâmica e natureza com Lidia Bosewski na Cerdeira, Lousa; Cortex frontal, Arraiolos; Bienal de Design do Porto, Museu da Matéria Vibrante.
Em 2021 apresentou o seu trabalho no Superstudio durante o Salone del Mobile e a Livraria Hoepli, em Milão.
É desde 2022, residente na oficina tijolo, em Lisboa.